Pacotes de dados
Tudo o que se faz na Internet envolve pacotes. Por exemplo, toda página da Web que recebemos vem como uma série de pacotes e todo e-mail enviado sai como uma série de pacotes. Redes que enviam dados em pequenos pacotes são chamadas de redes de comutação de pacotes.
A maioria dos pacotes é dividida em três partes:
-
cabeçalho - o cabeçalho contém instruções sobre os dados contidos pelo pacote. Estas instruções podem incluir:
- comprimento do pacote (algumas redes possuem pacotes com tamanho fixo, enquanto outras contêm essa informação no cabeçalho)
- sincronização (alguns bits que ajudam o pacote a se manter ajustado com a rede)
- corpo - também chamado de dados do pacote. Estes são os dados reais que o pacote está entregando ao destino. Se um pacote tem um comprimento fixo, o corpo pode ser preenchido com informações em branco para deixá-lo no tamanho certo.
- rodapé - normalmente contém alguns bits que avisam ao dispositivo receptor que o fim do pacote foi atingido. Também pode haver algum tipo de verificação de erro.
Interferências e Atenuação ou Distorção de sinal
As transmissões de dados, como qualquer outro tipo de comunicação, estão sujeitas a interferências ou ruídos que podem afectar o recebimento das mensagens.
Tipos transmissão física de dados
O meio de transmissão de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Usamos o termo linha para designar o meio de transmissão usado entre esses pontos.